LANÇAMENTO HYBRID
Os SUVs estão disponíveis com preços a partir de R$ 125.990 e chegam nos R$ 161.990.
Os dois modelos da Fiat foram escolhidos para estrear o sistema Bio-Hybrid da Stellantis, desenvolvido no Brasil.
Pulse e Fastback utilizam um motor a combustão 1.0 turbo com 130 cv e 200 Nm de torque, em conjunto com um motor elétrico multifuncional e duas baterias de 12V.
Em outras palavras, um sistema híbrido-leve ou Mild Hybrid Electric Vehicle (mHEV). Nesse caso, o cliente não precisa recarregar a bateria, mas também não há modo 100% elétrico.
O primeiro carro híbrido-flex do mundo foi o Toyota Corolla. Contudo, o conjunto híbrido do sedã era importado. A inovação da Fiat é oferecer o sistema fabricado no Brasil.
Vários outros produtos disponíveis no mercado já contam com esse tipo de tecnologia, mas nenhum produzido localmente.
Segundo a marca, há ganho de 11,5% de economia no consumo urbano com gasolina e 9,8% com etanol para o Fastback, enquanto o Pulse obtém uma redução de 10,7% para ambos os combustíveis.
Não há ganho de potência ou torque dos modelos. O motor elétrico substitui o alternador e o motor de partida.
O sistema opera em quatro modos principais:
- e-Start&Stop: desliga o motor a combustão em paradas para economizar combustível;
- e-Assist: oferece torque adicional nas acelerações;
- Alternador Inteligente, ajusta o carregamento das baterias; e
- e-Regen: regenera energia durante desacelerações.
O sistema de regeneração converte até 25% da energia desperdiçada em um carro convencional em eletricidade, armazenando-a nas duas baterias para uso posterior.
Durante a condução, o motorista consegue acompanhar a sequência de operação através do painel digital, que exibe indicadores visuais para cada fase do sistema híbrido.
Na versão Impetus, o painel digital conta com 7 polegadas, enquanto a versão Audace traz um display menor de 3,5 polegadas.
Além da eficiência energética, o sistema híbrido traz uma vantagem ao melhorar a eficiência geral dos modelos. Durante acelerações e retomadas, o motor elétrico reduz a carga sobre o motor a combustão, proporcionando uma condução mais econômica.